top of page
LNCC.png

Em foco:
LNCC

Ana Luisa de Moura e Silva¹, Jéssica Thaianny Ferreira Souza ², Laís Leandra Rodrigues de Moura², Letícia Gabriela Rocha Cunha², Milene Kamela da Silva Alves²

¹Graduanda do curso de Enfermagem (UFSJ CCO)

²Graduandas do curso de Farmácia (UFSJ CCO)

v.2, n.12, 2024
Dezembro de 2024

O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) é uma instituição brasileira dedicada à pesquisa, desenvolvimento e inovação em computação científica e tecnologia da informação. Através da computação científica, é possível a otimização das pesquisas com menor tempo de análise e maior precisão dos resultados [1].

LNCC1.png

Figura 1: LNCC

Fonte: https://www.eamc.lncc.br/about-lncc.html

Fundado em 1980, o Laboratório está vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação [2] e atua aplicando conhecimentos avançados em ciência da computação para resolver problemas complexos em diversas áreas, como ciências ambientais, saúde, energia e engenharia.

 

Além de desenvolver software científico (é um tipo de programa de computador desenvolvido para ajudar em pesquisas e experimentos, permitindo que cientistas analisem dados, simulem fenômenos ou realizem cálculos complexos) e oferecer serviços computacionais de alto desempenho, o LNCC também promove formação de recursos humanos e colabora em projetos nacionais e internacionais de pesquisa [3].

 

No final da década de 1970, jovens pesquisadores tiveram a ideia de fundar o Laboratório Nacional em questão voltado para o desenvolvimento de pesquisas em aplicações matemáticas. Consequentemente em 1980 houve sua criação [4].

Desde sua fundação em 1980 até 2000, o LNCC foi líder em Computação Científica (uso de computadores e programas para resolver problemas complexos e realizar simulações e análises em áreas como física, biologia, engenharia e outras ciências, ajudando os pesquisadores a obter resultados mais rápidos e precisos) e Modelagem Computacional (uso de computadores para criar representações digitais de sistemas do mundo real para estudar e prever seu comportamento sem a necessidade de experimentos físicos) no Brasil. No Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, foi fundamental como unidade de pesquisa científica e de desenvolvimento tecnológico, provendo infraestrutura computacional de alto desempenho para a comunidade científica tecnológica no Brasil. Em 1998 o LNCC foi instalado em Petrópolis - RJ e se iniciou o programa de pós-graduação em Modelagem Computacional [5].

Em 2016, o Laboratório disponibilizou o supercomputador Santos Dumont (Figura 2), que é o supercomputador acadêmico mais veloz da América Latina, para que este ficasse disponível para uso pela comunidade científica brasileira. Um supercomputador é uma máquina extremamente potente e rápida, projetada para realizar cálculos e processamentos em alta velocidade. Ele é capaz de lidar com enormes volumes de dados e resolver problemas complexos que exigem uma capacidade de processamento muito superior à dos computadores convencionais. Supercomputadores são utilizados em áreas como simulações científicas, previsão do tempo, pesquisas em física, biotecnologia, inteligência artificial e modelagem climática. Assim sendo, através deste computador de impressionante capacidade de processamento, ampliou-se a possibilidade de se simular fenômenos e desenvolver pesquisas no país [1].

SCSD.png

A missão do LNCC envolve: “I. Realizar pesquisa e desenvolvimento em computação científica, em especial a criação e a aplicação de modelos e métodos matemáticos e computacionais na solução de problemas científicos e tecnológicos; II. Desenvolver e gerenciar ambiente computacional de alto desempenho que atenda às necessidades do País; e III. Formar recursos humanos, promovendo transferência de tecnologia e inovação” [4].

 

A partir do exposto é possível identificar na sociedade o impacto do LNCC em várias áreas da economia brasileira. Um exemplo é a indústria farmacêutica, onde há a simulação de acoplamentos moleculares que são importantes para o desenvolvimento de novos medicamentos [5]. Além disso, o Laboratório contribuiu durante o sequenciamento genético do SARS-CoV-2 (ou seja, durante o decifrar do manual de instruções que o controla), o vírus causador da COVID-19. Na área da educação, o LNCC colabora na expansão de conhecimento através de pós-graduação, além de realização de cursos e eventos [1].

 

Assim sendo, é inegável que o Laboratório Nacional de Computação Científica é uma instituição de pesquisa fundamental no desenvolvimento tecnológico e social do país. Através de suas ações, é possível identificar o comprometimento com a pesquisa nacional e seu impacto positivo na vida da sociedade.

Referências Bibliográficas

[1] MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Informações. O LNCC. Disponível através do link: https://www.gov.br/lncc/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/o-lncc-1. Acesso em: 05 dez. 2024.

[2] LNCC - Laboratório Nacional de Computação Científica. Histórico do LNCC. Disponível através do link: https://antigo.lncc.br/historico. Acesso em: 05 dez. 2024.

[3] LNCC - Laboratório Nacional de Computação Científica. Missão do LNCC. Disponível através do link: https://antigo.lncc.br/historico. Acesso em: 05 dez. 2024

[4] MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Informações. Histórico. Disponível através do link: https://www.gov.br/lncc/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/o-lncc-1. Acesso em: 05 dez. 2024.

[5] MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Informações. Apresentação. Disponível através do link: https://www.gov.br/lncc/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/o-lncc-1. Acesso em: 05 dez. 2024.

bottom of page